• Admin

Cibersegurança mais dependente do AI e ML, mas ainda existe alguma confusão


Já ouviu de certeza falar da importância cada vez maior da inteligência artificial ( AI) e machine learning (ML) . Mas o que é que estas ferramentas realmente podem fazer por si? Mais especificamente que tipos de benefícios oferecem à cibersegurança e à atividade empresarial?

Se não tem bem a certeza, não é o único. Mais de 96% dos responsáveis informáticos, em todo o mundo, já adotaram ferramentas de cibersegurança que utilizam AI/ML ,mas cerca de 7 em cada 10 admitem não ter a certeza do que estas fazem estas tecnologias .


A Webroot inquiriu mais de 800 responsáveis informáticos nos EU, UK , Japão , Austrália e Nova Zelândia sobre utilização de Inteligência Artificial e machine learning na cibersegurança. O relatório revelou conclusões interessantes , mas ao mesmo tempo contraditórias , indicando alguma confusão no que estas ferramentas fazem ou na diferença para as empresas que as utilizam. Adicionalmente quase 3 em cada 4 inquiridos (74%) concordaram que na medida em que mantém os utilizadores protegidos dos cibercriminosos , não se importam muito se utilizam AI/ML.


Aqui está uma recapitulação das conclusões baseada na resposta de todas as 4 regiões .

  • 91% afirmam que compreenderam e quando pesquisaram as suas ferramentas de segurança , procuraram especificamente as que utilizavam AI/ML.

  • No entanto, 68% afirmam que embora as suas ferramentas sustentem que utilizam AI/ML, não têm a certeza do que isso signifique .

  • ·84% pensam que a sua empresa tem tudo o que necessita para parar com eficácia os cibertataques que utilizam AI/ML.

  • Mas 86% acredita que podia estar a fazer mais para parar os ciberataques

  • 72% dizem que é muito importante que a cibersegurança mencione que utiliza o AI/ML.

  • Contudo ,70% dos inquiridos acreditam que o marketing dos fabricantes é intencionalmente enganoso sobre os serviços que utilizam AI/ML.


AI e ML importa porque a automação é importante


Tivemos todos que nos ajustar à “nova normalidade “ , e como profissionais de TI enfrentamos uma grande variedade de desafios .Não só tivemos que descobrir como suportar uma mudança massiva para trabalhar em casa, mas também tivemos que lidar com ataques de scams oportunísticos online e outros ciberataques que surgiram no meio do caos do Covid -19.

Como todos nós a trabalharmos para nos adaptarmos as estas novas condições de trabalho, tornou-se claro que ferramentas que potenciem a automação e a produtividade são extremamente importantes. e aqui destacamos a AL e a ML .


A cibersegurança baseada em AL e ML poder acelerar drasticamente a deteção de ameaças – e mesmo prever mudanças e fontes de ameaças emergentes – estas tecnologias podem também tornar a sua força de trabalho mais eficiente, mais eficaz e mais confiante.

Embora muitos dos inquiridos não tivesse a certeza dos benefícios da AL/ML na sua estratégia de segurança , uma percentagem sólida viu melhorias notáveis na eficiência da força de trabalho depois de implementar estas ferramentas . Vamos então ver esses números :


  • 42% reportaram um aumento na produtividade do trabalho

  • 39% viram um aumento na automatização das tarefas.

  • 39% sentiram que tinham mais tempo para formação , aprender novas aptidões e outras tarefas.

  • 38% sentiram-se mais eficazes no seu trabalho

  • 37% reportaram uma diminuição do erro humano


Os benefícios da AI e ML vão muito para além dos ganhos em cibersegurança .Os números reais de produtividade , automação, poupança de tempo e eficácia são demasiado atrativos para serem desconsiderados nesta altura em que estamos a lidar com uma mudança súbita da forma como conduzimos os negócios.Esta é a razão porque não podemos deixar de frisar a importância destas tecnologias- não só como estratégia de segurança mas também como conjunto de ferramentas no seu todo .


Onde aprender mais


Recentemente as ferramentas baseadas em AI e ML podem ajudar as empresas de todas as dimensões a ficarem mais resilientes contra os ciberataques- já para não falar no aumento da automação e eficiência nas operações – mas, para tirar partido dos benefícios que oferecem é importante percebê-las melhor .

Embora exista ainda alguma confusão do que estas ferramentas fazem , vamos assistir a um tendência crescente na adoção de AI/ML. Esta é razão porque é importante que os responsáveis informáticos tenham recursos para se educar a si mesmos sobre as novas formas de implementar estas ferramentas e também procurar fabricantes que tenham conhecimento histórico e experiência nesta área para os aconselhar.


“Realisticamente não podemos esperar parar ataques sofisticados se mais de metade dos decisores de IT não percebem as ferramentas de cibersegurança baseadas em AI e ML .Precisamos de fazer melhor .Isto significa mais treino e mais enfâse não só nas ferramentas e nas suas funcionalidades , mas também na capacidade das equipas de usá-las em seu próprio beneficio “– Hal Lonas, SVP e CTO para SMB e Consumer at OpenText.

Para mais detalhes sobre como as empresas no mundo inteiro estão a utilizar a AI e ML , os seus planos para gastos em cibersegurança e casos de utilização , descarregue uma cópia do relatório AI/ML da Webroot .


Estamos a falar de software de endpoint protection que utiliza mecanismos potentes de machine learning e beneficia de uma rede neural elaborada, para identificar o " inimigo" em tempo real e proteger o sistema de TI do seus clientes .


Para uma DEMO do software da Webroot por favor contacte-nos!





© 2023 by Polystat. Proudly created with Wix.com