• Admin

Como Limitar a Banda dos Dispositivos Conectados na Rede Wi-Fi e Preservar o Link de Internet?


A palavra banda refere-se ao termo técnico de largura de um canal, normalmente de 20MHz ou 40MHz em Wi-Fi, com implicações diretas na capacidade da taxa de transmissão disponível na rede. Trata-se de um recurso finito que é determinante na qualidade de experiência dos utilizadores , por isso a banda deve ser bem dimensionada para evitar que o seu projecto

seja um fracasso. Na verdade esse recurso é finito porque é caro, dependendo da velocidade da conexão de Internet disponível no local.

Normalmente o total de banda disponível fica livremente disponível de forma partilhada para todos os utilizadores da rede que simplesmente consomem esse recurso à vontade, enquanto houver banda disponível. No entanto, essa estratégia totalmente aberta na prática pode ser danosa, simplesmente porque banda é aquele tipo de recurso que parece nunca ser suficiente, sendo rapidamente consumido qualquer que seja a quantidade contratada.

Existem os chamados “heavy users” que não têm absolutamente nenhuma moderação e consomem incessantemente todo tipo de conteúdo, desde simples navegação, streaming de áudio e vídeo, download de vídeos, download de atualizações, upload de conteúdo, etc… Quanto mais banda a sua rede tiver, mais esse perfil de utilizador vai consumir, o que obviamente degrada muito a qualidade da conexão para todos os demais utilizadores moderados da sua rede Wi-Fi.


A solução face a essa situação é aplicar políticas de restrição de banda na rede Wi-Fi, de maneira a estabelecer um teto máximo de download/upload que pode ser consumido pelos utilizadores . Essa ação é suficiente para “disciplinar” os “heavy users”, para não dizer frustrá-los, sem mencionar que permite elaborar um dimensionamento preciso da capacidade do link de Internet em função da quantidade de utilizadores que devem ser atendidos simultaneamente.


Repare que dessa forma o planeamento da capacidade da sua rede é mais fácil . Basta estimar o consumo médio por utilizador com base no perfil de consumo das aplicações que deseja entregar. Por exemplo, para assistir vídeos no YouTube num smartphone com resolução média de 480p, esse perfil de consumo requer 1M para a aplicação fluir com qualidade. Se deseja atender simultâneamente 100 clientes com esse perfil de consumo, então é necessário um link de 100M de conexão com a Internet.

Se o limite do seu orçamento é justamente um link de 100M, mas no seu ambiente é necessário atender 200 utilizadores simultaneamente, então o ideal seria limitar a banda para 512k por utilizador , desde que essa restrição seja suficiente para atender as aplicações desejadas. Por outro lado, se no seu ambiente a previsão é de 50 utilizadores simultâneos, então é possível aplicar um limite de 2M por usuário para oferecer uma melhor experiência de navegação sem que o link disponível seja um gargalo, como acontece com frequência com projetos sem o devido dimensionamento.

A tabela abaixo, extraída do manual oficial da certificação UEWA da Ubiquiti, é uma excelente ferramenta de apoio no planeamento da capacidade da sua rede. Através dela pode identificar qual o perfil de consumo das principais aplicações tradicionalmente utilizadas pelos utilizadores atualmente.


A configuração do limite de velocidade de download/upload é previamente definida na opção User Groups do UniFi Controller e posteriormente aplicada num ou mais SSID(s) ou até mesmo para um utilizador específico.

> Settings > User Groups > + Create New User Group


Observe na figura acima que ao criar o novo perfil é possível definir os limites permitidos de download/upload por utilziador da WLAN. É também possível criar múltiplos perfis diferentes, já que cada um deles é individualmente identificado por um nome próprio. A segunda etapa é aplicar um dos perfis previamente criados no SSID da WLAN:

> Settings > Wireless Networks > Edit (no SSID) > User Group (Advanced Options)


Outro detalhe que pode ser útil é a possibilidade de aplicar um perfil com restrição de banda para um utilizador específico, em vez de aplicá-lo no SSID para todos os utilziadores da WLAN.

Para fazê-lo, depois de criado o perfil em User Groups, basta selecionar um dispositivo cliente (em Clients) e aplicá-lo da seguinte forma:

> Clients > “Selecionar o Cliente” > Configuration > User Group


Pronto! Esses dois passos rápidos são suficientes para criar e aplicar um perfil de restrição de tráfego na sua WLAN.


Para mais informações contate-nos em info@minitel.pt


A Minitel é o único distribuidor oficial da Ubiquiti Networks para Portugal.

Este artigo é uma tradução/ adaptação de um artigo original da Ubiquiti Networks .

© 2023 by Polystat. Proudly created with Wix.com