• Admin

Realizar Um bom Planeamento em Redes Wireless WiFI

Tipos de Site Survey em Redes Wi-Fi. A App WiFiman (Gratuita) Pode Ajudar?


Uma das tarefas mais importantes no projeto de qualquer rede Wi-Fi e que determinará seu sucesso ou fracasso é o planeamento que deve começar bem antes da execução dos serviços de implantação. Esse planeamento da rede Wi-Fi engloba muitas coisas, entrevistas com o cliente para identificar as suas expectativas , levantamento de requisitos até ao planeamento mais técnico com levantamento completo das caraterísticas do ambiente para balizar o processo posterior de instalação e configuração dos APs. Relativamente ao aspecto técnico desse planeamento , o processo mais importante é a realização de um site survey no ambiente, que permite descobrir configurações ou componentes especificos que afetam o desempenho da rede wireless, fornecendo informações sobre como remediá-los e como melhorar a integridade do sistema. Tipos de site survey A correcta análise e identificação do design da rede wireless implica conhecer os 3 tipos de site survey que tratam das preocupações com o WiFI e devem ser realizados na fase de planeamento de redes Wi-Fi:

  • Site Survey Preditivo

  • Site Survey Passivo

  • Site Survey Ativo

Site Survey Preditivo

O site survey preditivo é realizado através de uma simulação prévia para estimar a cobertura Wi-Fi no ambiente. A solução UniFi ajuda nessa etapa do survey preditivo através da sua própria ferramenta de mapas embutida no software UniFi Controller (gratuito), onde é possível inserir APs virtuais na planta.


Site Survey Passivo O site survey passivo é normalmente realizado para detetar falhas e interferências numa rede WiFI., é realizado através de ferramenta em hardware ou software para fazer um scan completo do espectro eletromagnético nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. É fundamental para identificar sinais concorrentes nessas bandas e ajudar a escolher os melhores canais para configurar os APs no local.A Ubiquiti ajuda nessa etapa de planeamento podendo utilizar o software WiFiman que é gratuito e faz esse scan através do app instalado num telemóvel ou tablet.

O app WiFiman está disponível para Android e iOS:

Ao executar a app, as suas principais funcionalidades são:

  • Listagem de Redes Wi-Fi

  • Scan de Canais em 2,4GHz e 5GHz

  • Descoberta de Dispositivos

  • Teste de Velocidade

Certamente a função mais importante do app é o scan do espectro em ambas as bandas 2,4 GHz e 5 GHz.


É possível medir o nível de sinal em dBm (eixo vertical) de todas as redes Wi-Fi em operação no ambiente, inclusive com separação de cada uma delas no seu respectivo canal (eixo horizontal), sendo fácil identificar as larguras dos canais. O resultado desse scan é crucial no planeamento de qualquer nova rede Wi-Fi porque permite identificar os canais menos ocupados por outras redes concorrentes. Após essa análise o administrador já sabe quais canais estão menos ocupados e portanto devem ser utilizados para garantir maior qualidade da rede Wi-Fi. Em ambientes maiores que possuem vários APs, o administrador deve fazer todo o esforço para identificar os canais menos ocupados e utilizá-los com um bom plano de reutilização para minimizar o efeito de interferência entre APs vizinhos.


Também faz parte do site survey passivo a validação do tamanho das células estimadas anteriormente na simulação do site survey preditivo. A quantidade de APs que serão instalados vai depender do tamanho da célula no ambiente que, por sua vez, depende da potência configurada no AP. Não existe um número “mágico”, então a boa prática para dimensionar a quantidade de APs é realizar um site survey seguindo os seguintes passos:

  1. Instalar o primeiro AP no local;

  2. Diminuir a potência do AP para médio (low em ambientes densos), já que a maioria dos clientes opera com a metade ou menos da potência do AP;

  3. Fazer um survey para medir o alcance do sinal do primeiro AP e, portanto, identificar o limite físico da célula.Feito isso, o administrador terá identificado o “limite” da célula e saberá onde deve ser instalado o segundo AP. Esse procedimento deve ser repetido sucessivamente, assim o administrador terá ideia dequantos APs serão realmente necessários no ambiente.

Site Survey Ativo O site survey ativo vai além do passivo, já que o dispositivo cliente é realmente ativo nos testes porque deve estar conectado no(s) SSID(s) da(s) rede(s) Wi-Fi para validar o efeito de roaming entre os APs instalados no local. Normalmente esse tipo de survey é realizado após a montagem física de todos os APs previstos no planeamento inicial, ou seja, a rede já deve estar operacional para fins de validação. Pode utilizar o app WiFiman, uma alternativa mais simples para quem não possa suportar mais custos.. No app é possível acompanhar o nível do sinal do dispositivo cliente conectado nos APs distribuídos pelo ambiente.O app ainda permite selecionar as redes Wi-Fi individualmente para ter acesso a outra interface onde faz a medição do nível de sinal em tempo real, trazendo um gráfico da evolução desse sinal ao longo do tempo, uma ferramenta que ajuda a identificar o nível de estabilidade/instabilidade de uma rede. Nesse ecrã é possível exibir uma relação de todos os APs propagando o mesmo SSID e existe uma marcação denominada “linked” que destaca o AP em que o cliente está vinculado. Assim o administrador pode se deslocar pelo ambiente enquanto acompanha no app quando o cliente mudou sua associação para um AP vizinho.

O Wi-Fi pode por vezes não ser assim tão simples como possa parecer à primeira vista. Há vários fatores técnicos (configuráveis) e ambientais que impactam diretamente no resultado final que será obtido, incluindo a capacidade de hardware do dispositivo cliente, algo que nem sempre está sob nosso controle! Mas muitos dos problemas das redes sem fios podem ser resolvidos com o site survey com a análise do espectro , identificação de problemas de cobertura , problemas de interferência , falhas de equipamentos wireless , configurações incorrectas , problemas de roaming.


A Minitel é o único distribuidor Ubiquiti para Portugal .Quer ajuda no planeamento de um projecto Wi-FI ? Contacte-nos .

© 2023 by Polystat. Proudly created with Wix.com